A Teologia é a ciência que estuda os assuntos relacionados com Deus, a sua natureza, os seus atributos e as suas obras. A teologia bíblica trata das doutrinas fundamentais conforme reveladas pela Bíblia Sagrada. A teologia sistemática trata dos temas bíblicos de maneira lógica e ordenada de modo a torná-los compreensivos e facilmente assimiláveis pela mente humana. A teologia bíblica responde às grandes interrogações sobre Deus e a vida humana: Quem é Deus? Quem sou eu? Donde vim? Porque estou aqui? Para onde vou?
O conhecimento teológico é necessário aos cristãos por três motivos supremos:
1. Para conhecer a revelação do carácter de Deus.
2. Para repudiar energicamente as falsas doutrinas.
3. Para apresentar claramente a mensagem da salvação.
Assim como o nosso corpo é mantido pela espinha dorsal, também o Corpo de Cristo é mantido por doutrinas bem definidas. Doutrinas bem definidas produzem convicções sólidas e cristãos robustos que não se movem por qualquer vento de doutrina. Permanecem firmes nas doutrinas fundamentais.
A prática religiosa deve coexistir com o conhecimento teológico, assim como o conhecimento teológico deve ser acompanhado pela prática religiosa. A religião é a forma de nos aproximarmos de Deus em adoração, enquanto a teologia é o sistema doutrinário que nos prepara para a vida cristã vitoriosa. A vida humana é uma viagem para a eternidade, e é de grande importância as pessoas saberem os propósitos da sua criação, assim como conhecer o rumo certo e o seu destino final.
A Bíblia obedece a um tema central que é o reino dos céus. Mas relacionados com este tema principal existem vários subtemas importantes através da Bíblia. Por conseguinte, o estudo da Bíblia segue esta ordem: Escrituras, Deus, Anjos, Homem, Pecado, Salvação, Jesus Cristo, Igreja, Espírito Santo, Porvir.
Desejo que o Espírito Santo ilumine cada leitor interessado nas Grandes Verdades Bíblicas expressas neste livro, as quais podem fazê-lo sábio para a salvação. Portanto, diz o apóstolo Paulo: “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” (2 Tm. 2.15).
Para estudar a Bíblia é necessário determinar antecipadamente o ramo da teologia que nos interessa. Por este motivo, devemos conhecer esses departamentos a fim de organizar tudo devidamente em nossa mente.
A Teologia Histórica estuda o desenvolvimento histórico da interpretação a par com a História da Igreja.
A Teologia Dogmática estuda as verdades fundamentais adoptadas pela Igreja e compõem os seus credos.
A Teologia Exegética é a extracção das verdades bíblicas, a procura do verdadeiro significado das Escrituras.
A Teologia Bíblica é o estudo do modo como cada escritor trata determinado assunto bíblico.
A Teologia Sistemática é o estudo das Escrituras que obedece a um sistema de tópicos, como por exemplo, a doutrina de Deus, doutrina de Cristo, etc.
Este curso foi escrito com base na combinação da teologia bíblica e da sistemática porque as verdades são extraídas da Bíblia e, ao mesmo tempo, agrupadas por temas ordenados chamados doutrinas fundamentais. Para não avolumar demasiado o livro optei por tornar o seu conteúdo sintético de modo a servir apenas como fundamento para o estudo sistemático e pessoal da Bíblia. Sentir-me-ei recompensado se deste modo puder ser útil ao Corpo de Cristo.
Ler + AQUI