Muitos livros, pela sua natureza, revelaram marcas de canonicidade desde o início adquirindo logo a sua posição na divisão do Cânon. Os líderes hebreus deram a cada livro o lugar no Cânon segundo o seu carácter específico. Assim, temos a Lei, os Profetas e as Escrituras, num total de 24 livros. Esta divisão do Antigo Testamento terá acontecido por motivo da posição oficial reconhecida aos escritores. Por exemplo: Moisés foi o grande legislador que forneceu a Lei (Tora) que figura na primeira parte. Os profetas transmitiram a mensagem profética divinamente inspirada ao povo. Os restantes escritores, embora não fossem considerados profetas, transmitiram a mensagem revelada, chamada “Escritos Sagrados”. Jesus reconheceu esta tríplice divisão, conforme Lucas relatou no seu evangelho; Lei de Moisés, Profetas, e Salmos; (Lc. 24.44).
Esquema da divisão do Cânon Hebraico:
LEI (5 livros): Génesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronómio.
PROFETAS (8 livros):
Profetas Anteriores (4 livros): Josué, Juízes, Samuel, Reis.
Profetas Posteriores:
Maiores (3 livros): Isaías, Jeremias, Ezequiel
Menores (1 livro): Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
ESCRITURAS (11 livros):
Poéticos (3 livros): Salmos, Provérbios, Jó.
Rolos (5 livros): Cântico, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester.
Históricos (3 livros): Daniel, Esdras-Neemias, Crónicas.
O Cânon da edição protestante do A.T. obedece à ordem da Septuaginta. Porém, com a divisão conforme a possuímos figura com trinta e nove livros.
Autenticidade das Escrituras
Reconhecer a genuinidade das Sagradas Escrituras é sobremodo importante porque sem essa atitude é impossível confiar nelas como Palavra de Deus. Por este motivo os estudiosos têm procurado evidências da sua autenticidade. A fim de darmos crédito à mensagem das Escrituras devemos primeiro reunir as provas da sua genuinidade. O exame feito pelos estudiosos levou à conclusão de que a autenticidade das Escrituras é comprovada por três factores importantes como: Genuinidade da autoria, Genuinidade da mensagem, Genuinidade da qualidade.
Ler + AQUI