O Reino Consumado I

O reino con­suma­do. “E ao que vencer, e guardar até ao fim as min­has obras, eu lhe darei poder sobre as nações.” Ap. 2: 26

O apóstolo João inicia o seu belo livro de Apocalipse, dirigindo-se às primeiras igrejas na Ásia, concernente à posição dos cristãos, desta maneira: “Da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém.”

Fomos eleitos e resgatados para reinar com Ele. O termo grego ali existente que traduz reis é “basileian”, o qual, estando no singular, define o conjunto dos crentes em Jesus que foram constituídos reino. Em virtude de ser um povo submisso ao Rei conquistou o direito a reinar com Ele. Isto não significa que a igreja é já o reino consumado; mas, porque aprendeu a obediência irá exercer com Cristo as funções de reinar no futuro. Afinal, foi isto que Ele prometeu aos seus discípulos.

E mais, Jesus orou assim: “Pai, aqueles que me deste quero que onde eu estiver, também eles estejam comigo.” Jo. 17:24. Se esta é a vontade de nosso Senhor, podemos confiar que isso acontecerá a cada discípulo fiel que buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.

Não somente os doze apóstolos e discípulos fiéis estarão com Ele, mas todos os que foram comprados com o seu sangue e vivem submissos aos preceitos do reino. Assim disse o Senhor, alertando para este facto: “Nem todo o que me diz, Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas todo aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus.” Mt.7: 21.

O termo sacerdotes identifica a responsabilidade coletiva dos cristãos diante de Deus na função sacerdotal. Os crentes em Jesus não precisam mais da mediação dos sacerdotes para oferecer qualquer sacrifício diariamente, porque isto fez Ele uma vez para termos o direito de acesso direto a Deus. Hb.10: 19–21.

João continua a relacionar o reino com a igreja desta forma: “Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo…” Ap.1:9. Como verificamos o apóstolo não está falando do futuro, mas do presente. João escrevia às igrejas da Ásia. E, se todos compartilhavam das mesmas aflições pelo reino, seria certo que participariam do mesmo reino.

Por conseguinte, embora a igreja não seja o reino consumado, recebeu o direito de participar dele enquanto cumpre a sua missão. Todavia, os cristãos são um reino em virtude de terem Cristo como Rei . E, o Senhor prometeu aos seus discípulos que eles herdariam a terra.

Geoge Ladd escreveu muito bem: “A igreja são as pessoas escolhidas por Deus a quem o reino é dado. Não irão ser governadas, mas governar juntamente com Cristo. Embora em nossa época a igreja esteja na posição de submissa, no porvir, em virtude da sua obediência, será elevada à soberania ao lado do Rei, o que significa reinar com Ele.” (In, Apocalipse, Cultura Bíblica).

Isto é revelado na carta endereçada à igreja de Tiatira quando Jesus diz. “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, com vara de ferro as regerá.” Ap. 2.26,27. E à igreja de Laodiceia é dito: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Ap. 3.21.

Os cristãos que não aceitarem os ensinos de Jezabel, a falsa profetiza. e guardarem os mandamentos de Cristo, serão os vencedores a quem será dada autoridade sobre as nações. Os tempos que correm são pródigos em ensinamentos adulterados que é preciso rejeitar a fim de ser achado digno de se assentar no trono. É de toda a conveniência examinar constantemente a Sagrada Escritura para reconhecer o trigo do joio e optar certo.

Ao vencedor é garantida a participação nesse reino quando for restabelecido definitivamente na terra. João ouviu um cântico celestial que diz: “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Ap.5:9,10. Aqui é dito que os remidos pelo sangue do Cordeiro terão acesso imediato à presença de Deus para cultuá-lo, e gozarão do privilégio de governar com Ele os que viverem sobre a terra.

Ler ainda > O Reino Consumado II

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »